A ebs é uma empresa moçambicana, constituída em 2001, pela Petróleos de Moçambique (Petromoc), pertencente ao grupo EOH, que se dedica à consultoria estratégica e tecnológica e, prestigiada no mercado ao nível das empresas que operam em Moçambique. Esse prestígio é garantido pelos serviços dos seus colaboradores, no apoio às organizações na optimização e modernização dos seus modelos de gestão, através de uma correcta integração entre os processos e soluções tecnológicas. A EOH é uma das maiores empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação na África do Sul e está listada na bolsa de valores de Johannesburg desde 1998.

Visão

A visão da ebs assenta essencialmente no seguinte: “Garantir uma parceria contínua com os seus clientes pela oferta de serviços de qualidade”.

Missão

A ebs, como empresa de consultoria estratégica, ajuda os clientes a melhorar os seus modelos de gestão, não só através da melhor adequação e integração dos seus processos de negócio, mas também através da optimização das capacidades dos recursos existentes na organização.

Valores

A «EBS» baseia a sua actuação num conjunto de valores fundamentais:

  • a satisfação do Cliente, conseguida com um serviço de alta qualidade, proporcionado por técnicos qualificados e dedicados;
  • a integridade baseada num respeito absoluto por elevados padrões de ética profissional e pessoal;
  • o elevado profissionalismo no cumprimento dos objectivos dos nossos clientes;
  • o trabalho em equipa em torno de um projecto comum;
  • a solidariedade interna para reforçar o espírito de grupo; e
  • a competitividade externa, que nos leva a conceber e oferecer as melhores soluções ao mercado.

A nossa equipa

A estrutura da «EBS», está concebida de um modo matricial. Os recursos estão concentrados em diferentes Áreas de Competência nomeadamente: Consultoria de Negócio (Management Information Systems, Estratégia, Gestão de Recursos Humanos); Serviços (ASP, Outsourcing), e, Infra-estruturas e Telecomunicações e reengenharia de processos.

A «EBS» reúne uma gama de experiência através dos seus colaboradores permanentes, que faz dela a empresa que em Moçambique certamente reúne a nível de experiência para as áreas especificadas a equipa mais desenvolvida e equilibrada do mercado.

Cada uma destas áreas é liderada por um responsável, que gere os recursos da sua área - em função dos diferentes projectos em que está.

Este tipo de estrutura garante uma grande dinâmica e permite a expressão plena das capacidades da nossa equipa, caracterizada por uma elevada competência técnica, por uma grande flexibilidade e disponibilidade de todos os membros e, fundamentalmente, pela sua grande capacidade de adaptação a diferentes empresas e projectos, onde conciliam a sua criatividade com o seu grande rigor técnico.

As principais vantagens competitivas da equipa da «EBS» estão descritas abaixo:

  • A equipa da «EBS», reúne especialistas das áreas cobertas pelo projecto, capazes de agir com a acutilância necessária e de ajuizarem o que fazer, com base na sua experiência em projectos e instituições semelhantes, assim como no seu amplo conhecimento do ambiente de Moçambique;
  • Possui um conhecimento profundo do funcionamento de instituições públicas, no geral, e, em particular, das instituições do sector financeiro. A nossa equipa possui uma inigualável experiência específica em reengenharia de processos, gestão de recursos humanos e de mudança, nestes organismos;
  • Constitui um corpo de especialistas na utilização da abordagem e das metodologias a aplicar no presente projecto; e
  • Possui uma grande experiência de trabalho nos mais exigentes mercados.

A nossa experiência em projectos similares, indica que para a obtenção de resultados positivos não basta trazer para a equipa indivíduos com experiência. É essencial, além disso, que a equipa reuna (e a nossa reúne) as seguintes qualidades adicionais:

  • Ter sensibilidade para os aspectos culturais dos intervenientes do processo;
  • Saber comunicar em Português;
  • Conhecer profundamente as limitações estruturais da organização e ter isto em conta no planeamento e gestão do projecto;
  • Conhecer e utilizar permanentemente as ferramentas motivacionais disponíveis (que muitas vezes não têm paralelo em firmas concorrentes);
  • Estar disponível para acompanhar o projecto na fase pós implementação.

Estrutura Orgânica